OFICINAS

OFICINAS

 

Dia 26 novembro de 2011

 

 8 horas

Oficina 1 - Literatura de Cordel

A oficina relizada no seminário Vozes literárias, procurou apresentar desde a origem da literatura de cordel, como os seus principais autores brasileiros influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa. ao final cada participante produziu de forma livre alguns versos.

Acessando o endereço eletrônico abaixo, você poderá visualizar o slide utilizado na oficina.

cordel

http://www.slideshare.net/angelamariagomes/literatura-de-cordel-10542337

O que é e origem 

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.

Muitos historiadores e antropólogos estudam este tipo de literatura com o objetivo de buscarem informações preciosas sobre a cultura e a história de uma época. Em meio a ficção, resgata-se dados sobre vestimentas, crenças, comportamentos, objetos, linguagem, arquitetura etc.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/cordel/ 

 


 

Oficina 2 - Literatura Midiática

mida

http://www.slideshare.net/angelamariagomes/literatura-miditica-10538537


 

Oficina 3 - Literatura Afro-brasileira

As noções de literatura afro-brasileira e de literatura negra são discutidas no Brasil há décadas, mas atualmente ainda são consideradas noções em construção no país. Conseqüentemente, os critérios para as seleções de textos literários afro-brasileiros também são variados. Um deles seria o da representação do negro no texto, seja na poesia, em peças teatrais e em narrativas, desde os relatos acerca do Novo Mundo até a literatura contemporânea. Outro critério seria o da cor da pele do escritor que poderia provocar a expressão de uma perspectiva negra e brasileira, caso o escritor assumisse publicamente a sua negritude.

Abaixo segue o link para avisualização do slide apresentado na oficina de Litetatura afro-brasileira

literatura afro

http://www.slideshare.net/angelamariagomes/literatura-afro-brasileira


10 horas


Oficina 1 - A poesia concreta

Oficina 2 - A Literatura e jornalismo

Oficina 3 - Os contos e sua relação com a vida

Da incrível Sherazade e suas mil e uma noites às fantásticas histórias de Edgar Allan Poe, passando pelos mestres nacionais Machado de Assis e Clarice Lispector, o conto é um dos mais populares estilos literários.

Quem é que nunca se arriscou a escrever algum? E quem ainda não se confundiu ao tentar definir esse Gênero? Mário de Andrade tentou – “Conto será sempre aquilo que seu autor batizou de conto”-e, assim, aumentou um pouco mais a popularidade dessas pequenas histórias e assim foi a oficina ministrada no seminário "Vozes literárias", acesse o endereço eletrônico e confira o slide da oficina.

Fonte: O que é o conto, autora Luzia de Maria,coleção primeiros passos.

conto

http://www.slideshare.net/angelamariagomes/contos-10538569

 


 

 

14 horas

Oficina especial - Conhecendo Chico "atrás da porta"

A oficina foi ministrada pelo escritor e acadêmico do curso de letras da Faculdade Uneouro, Genefissom Fagundes em caráter especial, pois por escolha do grupo de acadêmicos responsáveis pela oficina houve alteração na opção inicial que era Poesia Concreta.

 Justifica-se essa alteração pelo grupo de acadêmicos entender que um evento literário deve ser um despertar nos acadêmicos participantes o interesse pela literatura, e as relações entre a música e a literatura na obra de Chico pode ser pensada como forma de atrair a atenção de novos amantes da subjetividade da escrita de Chico Buarque.

Entre no atalho e acesse o slide apresentado na oficina.

chico

http://www.slideshare.net/angelamariagomes/chico-buarque-10543459